quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Meninos também choram

Fui criada numa família essencialmente feminina.
Meninos sempre foram um grande (e interessante) mistério.
Soutiens, batons, panelinhas e romances sempre fizeram parte de mim.
Sofrer por amor então...
Mas sofrer mesmo, ao estilo “mexicano”, com direito a lágrimas e a lencinhos.

Já senti incalculáveis solidões diante dos homens.
Tentei decifrá-los e percebê-los, quase que inutilmente.
Bastava um pouco mais de sentimentos e lá estavam eles : altivos, perenes, mansos e tranqüilos diante de nossas febres.
Sua serenidade e aparente equilíbrio me fizeram crer que nossas paixões são a eles, quase transparentes.

Por isso estranhei tanto quando ele entrou em casa tristonho.
Cabisbaixo até... com o rosto vermelho e o semblante tenso.
Sentou num canto. Chamou-me e desatou a chorar.
Chorar de verdade, como nunca achei que homens fossem capazes.
Tinha levado um fora da primeira namorada.

Chorou sofrido, lavando a alma... a dele, e a minha.
Aquele choro foi a redenção, o alívio...
Foi a revelação tão precisada e necessária... a que fez dos homens sujeitos muito mais reais.
Senti por ele, e muito, mas confesso que parte do meu coração sorriu : aliviado.
Obrigada querido... por me fazer saber que os meninos também choram !

46 comentários:

  1. Que lindo, tão delicado. Como mãe de um jovem lindo de 23 anos, também já vivênciei isso, mas não soube expressas com tanta delicadeza.
    beijinho

    ResponderExcluir
  2. É... meninos tb choram!
    pq será que não começamos a mudar nossa cultura e mostramos às nas nossas crianças que homens também têm sentimento e podem expressá-los sem deixar de serem Homens (com H maúsculo)?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. é a vida tem destas coisas. mas contado assim ficou muito bacana.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  4. Vou te endicar esse filme: Meninos não choram!

    tem selinhos e meme pra vc lá no meu blog.
    Aah, e obrigada pela visita lá no meu espaco amador. metida a fotografa! hahaha

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, lindinha, que texto lindo! E que sutil o tema. Amei,e confesso que num momento senti o mesmo que você. Me vi na cena. Elegância e beleza desfilam por aqui, beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Pow gente, a gente chora sim, mas não exatamente em grande quantidades e / ou frequência...

    Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de verdade.

    Fique com Deus, menina Solange.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sim, Solange, meninos também choram, mas muitos são obrigados a chorar em silêncio e sem lágrimas, porque a nossa sociedade criou o mito de que “homem não chora” e, ou, que “homem que chora é bicha, ou é fraco”, além também do mito de que “homem não pode ser fraco”, “homem não pode ter dúvidas”, “homens devem liderar” e um imenso rol de outras tolices do gênero.
    Gostei do seu texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tb já vi um Homem chorar eh realmete tocante. Da ate vontade d chorar junto (mulheres)...

    Bjks.

    ResponderExcluir
  9. Claro que os meninos também choram, apenas o escondem a maior parte das vezes. Ainda há muito a ideia que "macho que é macho" não chora, as mulheres é quye são assim. Mas isso não é verdade e é bom que os homens comecem a mostrar o seu coração também.
    Beijos e obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Solange sumida! xD~
    é bom expressar sentimentos de vez em quando, não chorar sozinho, chorar sozinho eh horrivel >.<

    ResponderExcluir
  11. Tb já tive esse prazer sádico de constatar que homens choram, sofrem, têm coração... rs E vc tem razão: alivia. Pra quem vem de uma família de mulherada generalizada, esse dado é de extrema relevância. rsrsrs

    Carinho e brincadeira da blogosfera pra vc na data de hoje (19/02) lá no meu blog! :-)

    ResponderExcluir
  12. Menina, eu sempre falei pro Matheus, meu filho de 13 anos que é muito saudável chorar....

    ResponderExcluir
  13. Lindo, lindo lindo!
    Obrigada por acompanhar meu blog,
    Já sou fã do seu!
    Sua nova amiga

    Aline

    ResponderExcluir
  14. Quanta sensibilidade.E sim os homens também choram! há de se chorar o mundo pra que as lágrimas lavem-no e o faça mais humano

    ResponderExcluir
  15. Que blog bom. Adorei!
    Carlos.
    www.koyaanisqatsi-cb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. È poizé....e como choram, as vezes nem percebemos.
    Retribuindo sua visita, e agradecendo ao carinho de comentario que me deixou, fico feliz por ter sido de tanta importancia pros seus ecritos, seu blog é muito bacana, gosto do jeito que se expressa, e do pouco que li, mas prometo voltar e dar meus pitacos sempre. Bjos querida.

    ResponderExcluir
  17. Oiii.
    Tem um presentinho bem especial pra você lá no meu blog, passe por lá pra pegar quando vc puder!!!
    Bjus
    Janini

    ResponderExcluir
  18. Vim aqui dizer que me inspirei no seu Meninos também choram assim que o li, mas só agora deu pra escrever, postei e vim te convidar pra ler o que o seu lindo poema fez em minha mente . bjsssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Pois é. Uma amiga sempre que lê um conto meu onde um homem é o narrador, ela diz que ele só pode ser viado pra sentir emoções tão complexas - esse que postei ontem então..ihh...ela caiu em cima. Eu digo que não, que os homens sofrem,mas fazer o quê se ela só lida com homens superficiais? :-(

    ResponderExcluir
  20. A cultura e a sociedade em geral, sempre tiveram uma forte influência nesse comportamento. Sem generalizar, o homem sempre se mantém contido e se reprime em verter lágrimas em diversas situações que não sejam extremas.

    Excelente texto.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Afinal, a nova geração está aprendendo que é importante demonstrar sentimento, que é ele que nos dá o tom e a individualidade...
    Obrigada pela sua visita a minha página; aqui, na sua encontrei um recanto de paz... que delícia percorrer estas páginas e deixar o pensamento e o sentimento voarem.

    Bjs
    Perséfone

    ResponderExcluir
  22. Os homens são um misterio da mesma forma que nós mulheres somos. Porém podemos imaginar sempre que a complementaçao da experiências é sempre uma boa saída. Parabéns pelo seu lindo cantinho. Bjão encantado da fadinha Anne. http:/fadacom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Lá em casa, sempre nos desentedemos por causa disso. Sempre falo que homens também devem esxpressar seus sentimentos, e chorar sim! Mas a criação e a cultura que tivemos não foi assim. E fica aí a chance de mudarmos as novas gerações. De Homens sim, com H maiúsculo, mas com sentimentos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Meninos tbm choram, só não são fortes o bastante para admitirem...:)

    ResponderExcluir
  25. Homens choram e como choram. Eu agradeço muito a minha mãe por não ter me recriminado todas as vezes que eu chorei (e choro). Chorar é natural, a maioria dos homens só não descobriu isso ainda.

    ResponderExcluir
  26. Oi Solange, obrigada a visita e as suas palavras deixadas no Longevidade, ficou o carinho.
    beijinho

    ResponderExcluir
  27. Ola , obrigada pelo comentario , volta sempre o teu cantinho tb é bonito ...Beijo

    ResponderExcluir
  28. Pois é Solange os meninos também choram...
    E ainda bem neh
    Pois demonstrar sentimentos não é vergonha e felizmente esse tabú foi quebrado.
    Quanto a sua visita no meu fiquei muito contente viu
    Também adorei o seu blog e vou te adicionar pra acompanhar o seu cantinho tão fofo
    Fique a vontade pra me visitar sempre que quiser eu vou adorar.
    Tenho outro blog o desejosaliciantes se quiser ver fique a vontade, espero que goste dele também, o conteúdo é diferente.
    Que bom que vc riu com o texto...
    Eu tinha ele guardado faz tempo e resolvi postar
    muito engraçado o pior que é a mais pura verdade...
    A minha primeira vez foi parecida...rsrs
    Que vc tenha uma linda tarde
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Os homens choram porque eles têm sentimentos, apesar de quase nunca demonstrar isso...
    Nós mulheres somos meio egoístas quanto a isso, não achamos que eles possuem sentimento!
    Mas eles choram, e é por isso que eu amo eles, porque eles são humanos!

    Valeeu pelo coment, adorei o seu blog também!

    Já estou acompanhando, visite o Gossip Girl também!


    BeijOs!

    ResponderExcluir
  30. Oi Solange, tem um selinho pra vc lá no meu blog!

    Beijossss querida!

    ResponderExcluir
  31. Acredito que a diferença dessa nova geração de homens é que eles justamente choram! Talvez por as mulheres que os criaram permitiram que eles expusessem seus sentimentos sem medo de serem taxados de "não-homens"!
    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  32. Oi Solange!
    muito obrigada pelo teu carinho e amor pelos desenhos.Outro dia posto novamente desenhos de Sobiesk.
    Grande beijo e lindo blog.
    rrss

    ResponderExcluir
  33. Por quê a sociedade brasileira não aceita o fato de homens chorarem? Somos humanos, e como tal, temos sentimentos. Mas vai aqui:

    http://so-pensando.blogspot.com/2008/12/um-homem-tambm-chora-e-qual-o-problema.html

    Um texto que escrevi falando sobre isso. Bjus.

    ResponderExcluir
  34. Ola, bom vou tentar te explicar, a troca de links funciona da seguinte maneira, nas suas configurações do blog, vc pode inserir uma lista de links, é ali que vc coloca os sites de amigos, ou os que vc mais gosta.Como eles ficam na sua pagina principal do blog, os frequentadores do seu blog tambem podem frequentar os blogs que vc tem em sua lista, e vc estando na lista de links de outros blogs, os leitores daquele blog tambem terão um atalho para seu blog, aumentando o numero de visitas e para apreciar seu trabalho,espero ter ajudado um pouco, eu inseri seu blog em minha lista, se quiser conferir só entrar e visualizar, super abraço.

    ResponderExcluir
  35. Talvez eu esboçasse um sorriso de lado...meio de vingança....
    Má, eu!

    ResponderExcluir
  36. Muito bonito, e eu acrescento e reforço "MENINOS TAMBÉM CHORAM"
    Abraço
    Isabel

    ResponderExcluir
  37. Olá, Solange.
    Belo post.
    No fundo somos, nós homens, meninos brincado de esconder de nós mesmos; entrementes, fazemos de conta que somos seguros.

    Aproveito para agradecer pelas gentis palavras no meu blog. Já temos novo conteúdo - passa lá!
    Bj.

    ResponderExcluir
  38. Ah, eles choram, choram sim; tenho um amigo, mas amigo meesmo, que já chorou baldes ..
    Boys do cry !
    Baci

    ResponderExcluir
  39. Obrigado pela visita..
    E claro que voltarei.

    Gostei

    beijos

    ResponderExcluir
  40. Adorei o texto, muito bom, já virei seguidora do seu blog, beijos diretamente do cafofo, rs

    ResponderExcluir
  41. Tenho um filho. Hoje com 8 anos. Assim como você, fui criada em um universo essencialmente feminino, cheios de bicos, babados, flores e mimos que toda garota precisa pra crescer feliz. Quando engravidei, o meu maior medo era de não saber cuidar de um ser de outro sexo. Então Deus me mandou o desafio, e acredito que esteja me saindo bem. Ele não só me apresenta o universo masculino, com todas aquelas coisas de meninos que só começamos a entender no tempo certo, como tem a delicadeza de adentrar no meu, respeitá-lo, e cuidar de mim quando necessito. Não, não é uma inversão de papéis. Simplesmente aprendemos a unir nossos mundos e fazer deles um único e imenso onde homens choram e mulheres PRECISAM ser fortes...

    ResponderExcluir
  42. Choramos sim, afinal também temos sentimentos e sangue correndo por nossas veias. Infelizmente a sociedade sempre criou esse mito então acaba se tornando vergonhoso admitir e pior ainda demonstrar isso cara a cara. Mas como já passei da idade do convencionalismo e das imposições de terceiros para seguir adiante, não tenho problema algum em dizer, falar, pensar, demonstrar e fazer o que sinto e se no meio disso tudo tiver que chorar com certeza não conterei.
    BJS

    ResponderExcluir