sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

lamento por isso, minha filha...

Se alguém me pedisse para descrever minha filha, diria que é a menina do sorriso mais iluminado que conheço, que ama pessoas, é falante, inteligente, alegre, tem personalidade firme e de uns tempos para cá tem um humor terrível pela manhã!
Só se a pessoa pedisse eu a descreveria fisicamente. Diria que é morena, com os cabelos longos, pele levemente bronzeada, uns 50kg e maravilhosos 1,72m de altura.
Mas quem a conhece sabe: Bebela é mais do que isso.
Na verdade, todos somos.

É por isso que lamento tanto que um dia desses, na praia, uns garotos a tenham chamado de “Avatar”.
Lamento mais ainda por ela ter corrido ao banheiro para chorar. 
Nem bem fez 13 anos e já foi exposta à crueldade e rigidez dos padrões e das ditaduras.
Estava tudo bem até que alguém começou dizendo que ela devia fazer progressiva no cabelo, que tinha o pé muito grande, que precisava se maquiar, beijar garotos na boca, “chupar a barriga” e fazer beicinho para sair na foto.

Como assim? O que o mundo anda ensinando aos nossos jovens?

Desejo que Bebela seja linda à sua maneira, que esteja de bem com a vida, que transborde delicadeza, que seja justa, curiosa, franca, feliz. 
Não sou hipócrita nem torço para que ela abdique da vaidade, muito pelo contrário, mas torço para que ela possa conhecer e valorizar a outra face da beleza. A que se sente. A que os dedos não alcançam. A que não acaba.

Lembro de Daniela Ospina, mulher de James Rodriguez (jogador do Real Madrid), sendo execrada nas redes sociais por ser “feia” e respondendo calma e elegantemente: “Desculpe-me se não atendo às suas expectativas, mas minha prioridade é atender às minhas”.

Nosso corpo é a realização material da nossa existência.
Toda a nossa trajetória está impressa nele.
Somos um milagre desde o nosso primeiro instante, filha.
Então, bonito é sermos exatamente quem somos.

Ademais, eles nem sabem o que é um Avatar...
Agradeça. Ser chamada assim é um honra, acredite.

Solange Maia

Um comentário:

  1. Querida Isabella, en que garota tan completa estas desandando..te recuerdo con esa alegria interior tan brillante en lo exterior, con esos ojos trasmitiendo tanta intensidad, con esa forma de ser tan visiblemente humana. Todo eso aumenta con el tiempo y siento una indescriptible felicidad en conocerte, de sentirme cerca de personas como Vos llenas de vida. Abrazo enorme Isabella siempre estaras entre mis preciados afectos. Enrique

    ResponderExcluir